Bom queridos leitores, depois de mais um recesso, volto a vocês! xD Hoje o texto postado é na verdade a redação que me rendeu uma nota 10 no Enem. O tema proposto era sobre o desmatamento da Amazônia, tendo q apresentar propostas e soluções para o controle do mesmo. Enfim, espero q gostem!
Há anos em quem se fala na preservação da Amazônia e sua importância em âmbito mundial. É claramente visível, que o desmatamento da maior floresta do planeta resulte em alterações biológicas que envolvem não só o seu espaço, mas também regiões ao seu entorno. Nesse sentido, nos deparamos com a necessidade de controlar e reduzir tal desmatamento, para que gerações futuras não venham a sofrer graves conseqüências em função disso.
Acredito que a maneira mais eficiente de se conseguir reduzir o desmatamento seja intensificar a fiscalização e aplicar multas severas ao ponto de intimidar o desmatador, já que a proibição se torna uma medida fraca se não aliada à fiscalização. Esta prática seria extremamente eficiente no combate ao desmatamento, porém tal eficiência só será garantida se apoiada por políticas de governo que possam garantir leis e punições severas e a capacitação mínima necessária para fiscais, além de um trabalho educacional voltado não só para crianças, a fim de promover a conscientização de toda a população para os problemas futuros que o desmatamento pode trazer.
Levando em consideração o histórico de corrupção existente em nosso país, seria necessário um trabalho sério que garantisse profissionais honestos e para que este programa de fiscalização não se tornasse apenas mais uma tentativa falha de mudar a realidade brasileira. Por isso a necessidade de investimentos públicos e sérias políticas de governo.
É importante que toda a sociedade brasileira esteja ciente dos problemas que o desmatamento da Floresta Amazônica pode trazer e a partir deste momento, quem sabe, já não serão necessárias fiscalizações, com uma sociedade civilizada e ciente dos seus atos.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)